De acordo com os dados do INE, o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 2.122 euros por m² em fevereiro de 2026, mais 17 euros que em janeiro.
O valor mediano de avaliação bancária para habitação fixou-se em 2.122 euros por metro quadrado (m²) em fevereiro de 2026, registando um aumento de 17 euros face a janeiro.
Em termos mensais, a Península de Setúbal destacou-se com a maior subida (1,9%), enquanto a Região Autónoma da Madeira foi a única a registar uma ligeira descida (-0,1%).
Na comparação com fevereiro de 2025, os preços aumentaram 17,2%, sem qualquer região a apresentar recuos.
Apartamentos lideram subida de preços
O valor mediano de avaliação dos apartamentos atingiu 2.478 euros/m², mais 21,9% do que no mesmo mês do ano passado.
Os preços mais elevados foram registados na Grande Lisboa (3.298 euros/m²) e no Algarve (2.856 euros/m²), enquanto o Alentejo e o Centro apresentaram os valores mais baixos. A Região Autónoma dos Açores destacou-se com o maior crescimento homólogo (29,8%).
Face a janeiro, os preços dos apartamentos subiram 1,3%, com o Centro a registar a maior subida (3,3%) e o Alentejo a única descida (-1,9%).
O valor mediano dos apartamentos T1 subiu 27 euros, para 3.126 euros/m², tendo os T2 e T3 aumentado 31 euros e 36 euros, respetivamente, para 2 560 euros/m² e 2 157 euros/m². Estas tipologias representaram 92,8% das avaliações realizadas.
Moradias com crescimento mais moderado
No segmento das moradias, o valor mediano fixou-se em 1.529 euros/m², o que corresponde a um aumento de 13,5% em termos homólogos.
Os valores mais elevados observaram-se na Grande Lisboa (2.792 euros/m²) e no Algarve (2.761 euros/m²), registando o Centro e o Alentejo os valores mais baixos (1.133 euros/m² e 1.250 euros/m² respetivamente). Comparativamente com o mês anterior, o valor de avaliação subiu 0,1%.
O valor mediano das moradias T2 manteve-se em 1.514 euros/m², o das T3 subiu 9 euros (1.506 euros/m²) e o das T4 desceu para 1.585 euros/m².
Desigualdades regionais mantêm-se
Segundo o Índice de avaliação bancária, em fevereiro de 2026, a Grande Lisboa, o Algarve e a Península de Setúbal apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país em 52,4%, 32,8% e 23,0%,respetivamente.
Por outro lado, regiões como Terras de Trás-os-Montes, Beiras e Serra da Estrela e Alto Tâmega e Barroso continuam a registar os valores mais baixos.
Verificaram-se menos avaliações realizadas
Foram consideradas 29.625 avaliações bancárias em fevereiro, menos 15,6% do que no mesmo período do ano anterior. Face a janeiro, realizaram-se menos 1.691 avaliações, o que representa uma diminuição de 5,4%.