Os municípios têm multiplicado esforços para responder à falta de habitação a preços acessíveis com medidas e programas de âmbito municipal.
Com a aprovação, no final de setembro, do programa “Mais Habitação” importa perceber como vão municípios e entidades gestoras dos respetivos parques habitacionais operacionalizar o “Mais Habitação”? Como se articulam apoios extraordinários à renda e apoios municipais?
Admitindo-se que estes sejam compatíveis, tal como a Ministra da Habitação já ressalvou, estão já os regulamentos municipais adaptados? É talvez uma das medidas mais polémicas do programa “Mais Habitação”, terá o arrendamento forçado dos imóveis devolutos viabilidade prática? Estas são apenas algumas das questões que serão abordadas na conferência "Habitação acessível e arrendamento. As respostas municipais!", no dia 6 de novembro, a partir das 17h00.
Conduzida pelo Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, esta conferência tem como convidados Álvaro Santos, CEO da Agenda Urbana; Emidio Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira; Manuela Álvares, Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Matosinhos; Raquel Maia, Vice-Presidente da Porto Vivo SRU; Aniceto Viegas, CEO da Avenue; e de um representante da Câmara Municipal da Maia. Não perca a oportunidade de estar presente.
As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a registo. Conheça a programação completa da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. De 6 a 8 de novembro, nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia.
Fonte: VI