O SIL – Salão Imobiliário de Portugal, que decorre entre 10 e 12 de abril na FIL, em Lisboa, vai receber uma sessão dedicada aos grandes desafios das cidades portuguesas, marcada para a tarde de sexta-feira. A pressão para atrair novos residentes e turistas, aliada à escassez de habitação acessível para os jovens, levanta questões fundamentais sobre o equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade. Como equilibrar o desenvolvimento sustentável do território? É a esta pergunta que os autarcas, profissionais do setor e especialistas pretendem responder.
Com moderação de António Gil Machado, Diretor daVida Imobiliária, a conferência arranca às 15h00 com as boas-vindas da Fundação AIP / FIL. De seguida, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, irá abrir a discussão apontando caminhos para cidades mais justas e acessíveis.
Em seguida, António Ramalho, Presidente da Comissão Executiva da Lisboa Future Capital of Entrepreneurship (FCE), trará uma "Análise geo-económica e o impacto no mercado imobiliário", oferecendo uma leitura sobre como os fatores económicos e territoriais influenciam a forma como as cidades se desenvolvem.
O contributo de Gonçalo Saraiva Matias, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, será apresentado através de um vídeo pré-gravado. A sua intervenção, marcada para as 15h40, versará sobre "A evolução social e económica das cidades portuguesas".
A sessão prossegue com Paulo Sousa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que partilhará, pelas 15h50, a abordagem da instituição à "Rentabilização do património e inclusão social", explicando como a SCML tem procurado equilibrar a valorização dos seu património com uma missão de responsabilidade social.
Para encerrar a sessão, será promovida uma mesa-redonda às 16h05 com Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, e Pedro Baganha, Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto. Ambos vão abordar "O desafio da inclusão social nas cidades portuguesas", partilhando experiências concretas e medidas políticas em curso nas duas maiores cidades do país.
O encerramento da sessão está previsto para as 16h45. A participação está sujeita a inscrição.