Eventos
12/17/2021
Marques Mendes aponta um 2022 positivo
No Jantar de 30 aniversário da APPII, Luís Marques Mendes apontou um ano 2022 que tem todas as condições para ser positivo, com crescimento robusto para a economia portuguesa, e assim por consequência a fileira da construção e do Imobiliário.
Marques Mendes aponta um 2022 positivo

Numa cerimónia de homenagem aos cinco fundadores da APPII, que assim celebrou os seus 30 anos, Hugo Santos Ferreira, recordou a resiliência dos profissionais da fileira da construção e do imobiliário, que nunca parou durante o tempo da pandemia, apoiando a recuperação da economia nacional.

Na análise de Marques Mendes, em entrevista com Antônio Gil Machado, o alerta foi sobre as dificuldades que o futuro pode trazer, nomeadamente com uma inflação em alta sobre a qual ainda pouco sabemos. O risco de subida de taxa de juro é efetivlo, na análise de Marques Mendes que alerta para o impacto no que representa na subida da dívida pública.

WhatsApp Image 2021-12-17 at 09.18.20 (2).jpeg

WhatsApp Image 2021-12-17 at 09.18.20.jpeg

As oportunidades também foram foco da análise de Marques Mendes, nomeadamente os volumes de fundos comunitários que Portugal vai receber ao longo dos próximos anos, que serão de uma média anual de 8 mil milhões de euros se considerados os fundos do PRR e da Europa 2030. Um valor que mais do que duplica o máximo anterior que Portugal recebeu por ano em fundos europeus.

Marques Mendes apontou ainda o papel fundamental dos promotores imobiliários na criação de valor, sinalizando a importância de poder ganhar um protagonismo e uma maior relevância política e social, que corresponda ao relevo econômico desta fileira na criação de valor acrescentado para a economia nacional.

WhatsApp Image 2021-12-17 at 09.18.21 (2).jpeg


Fundadores homenageados

Num Jantar de celebração que contou com o patrocínio da Vitoria Seguros, foram homenageados os cinco fundadores da APPII, que concretizaram "um sonho", nas palavras de Henrique Polignac de Barros, o fundador que presidiu a associação durante longos anos. André Jordan, Joaquim Silveira, representado pelo filho Pedro, Paes do Amaral e Stefano Saviotti foram distinguidos com um prémio desenhado pelo Atelier Fragmentos para celebrar este momento.

WhatsApp Image 2021-12-17 at 09.18.20 (1).jpeg

Fonte: Vida Imobiliária