Reabilitação Urbana
Arranca esta 4ª feira a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa
O novo ciclo político e económico estará em destaque no primeiro dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se realiza de 4ª a 6ª na Lx Factory.
04/05/2022
sru lx 22 Notícia Site VI 720x478 1.png

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa está de volta ao formato presencial, de 6 a 8 de abril, 4ª a 6ª feira, na Lx Factory.

A sessão de abertura do evento decorrerá já esta 4ª feira, dia 6 de abril, a partir das 15h00, no edifício Fábrica XL, no Lx Factory, um espaço de referência em Lisboa. Para dar a boas-vindas à Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa estão convidados o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o Presidente da CPCI e da AICCOPN, Manuel Reis Campos e um membro do Governo.

Após a sessão de abertura segue-se um dos debates mais importantes da atualidade: ‘As prioridades no novo ciclo económico e político para o mercado imobiliário’. Um debate essencial e que reunirá personalidades dos diversos quadrantes da economia, convidados a partilhar as suas expetativas para a próxima legislatura. São desafiados a traçar as oportunidades e os desafios da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num esforço de tentar perceber de que forma a instabilidade internacional e o clima de incerteza quanto ao futuro do leste da Europa pode penalizar um ciclo económico que se anunciava como de prosperidade.

Entre os convidados estão Joana Almeida, Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa; Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII; Paulo Caiado, Presidente da APEMIP; Gonçalo Byrne, Presidente da Ordem dos Arquitectos; e o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, recém-eleito, Fernando de Almeida Santos. Um debate essencial e que será moderado pelo Presidente da CPCI e da AICCOPN, Manuel Reis Campos.

Industrialização da construção e sustentabilidade em destaque

Durante a manhã deste primeiro dia de conferências, as atenções do palco principal da Semana da Reabilitação Urbana vão centrar-se nas temáticas da“Construção modular e industrialização – o desafio do futuro”, uma sessão coorganizada pela Casais e pela VI.

Pelas 11h45, decorre a sessão “Economia circular e sustentabilidade na construção”, coorganizada pela Preceram, pelo LNEC e pela VI.

Realizam-se ainda durante o dia várias sessões paralelas, subordinadas aos temas “Sustentabilidade nas normas internacionais de avaliação”, “Reabilitação do Património – Edifícios históricos”, “Uponor, o caminho até à industrialização. Produção, transporte e emissão de energia nos edifícios” ou “Reabilitação verde, o novo paradigma: que instrumentos legais existem ou podem ser criados para uma reabilitação sustentável?”.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa realiza-se de 6 a 8 de abril. Para marcar presença, basta fazer a sua inscrição (gratuita) e selecionar as conferências a que pretende assistir. Acompanhe todas as novidades e consulte a agenda completa AQUI.

A IX Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram, Reynaers Aluminium e Ecociaf alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, Casais, CBRE, Eastbanc, Fassa Bartolo, Grupo SanJose, Mapei, Morais Leitão & Associados, Mota-Engil Real Estate, Reify., Round Hill Capital, Sanitana, Uponor, Victoria Seguros, PLMJ, e Vogue Homes. Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, ALP, APEMIP, APPII, CPCI, GECoRPA, e Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, ASAVAL, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, RICS e ULI Portugal. O Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário. A C.Santos VP é a patrocinador automóvel oficial.