Habitação
05/15/2020
Preços das casas devem cair 2,5% este ano
Os preços da habitação deverão cair em Portugal cerca de 2,5% este ano, revê a Standard & Poor’s.
Preços das casas devem cair 2,5% este ano

A agência prevê que os preços desçam em quase todos os principais mercados europeus este ano, consequência da pandemia da Covid-19, e Portugal não é exceção. Mas as boas notícias são que a recuperação deverá ser rápida, e o crescimento será forte até 2022.

Na sua análise “Government Job Support Will Stem European Housing Market Price Falls", a S&P estima que os preços desçam entre 3% e 3,5% na Irlanda, Itália, Espanha e Reino Unido, 2,5% em Portugal e entre 1,2% e 1,4% na Bélgica, França e Alemanha. Num comunicado ao qual o Idealista teve acesso, o economista sénior da S&P, Boris Glass, nota que «somente na Suíça esperamos que os preços continuem a aumentar pelo menos 0,5% este ano».

Os preços podem voltar a subir até 2022, como consequência dos apoios governamentais ao emprego. Por outro lado, as famílias acumulam agora mais poupanças, segundo Glass, o que «deve ajudar a sustentar a recuperação da economia e do mercado imobiliário, uma vez que medidas de contenção do vírus estão a ser levantadas e as economias irão começar gradualmente a retomar a normalidade».

A S&P destaca também a rápida ação do Banco Central Europeu ao limitar a deterioração das condições de crédito e considera que a política monetária deve «continuar a ser extremamente flexível e favorável mesmo quando as economias recuperarem».

Fonte: Vida Imobiliária