Habitação
05/25/2023
Preços das casas em Lisboa subiram 7,7% até março
Em termos homólogos, os preços de venda das casas em Lisboa aumentaram 7,7% no 1º trimestre.
Preços das casas em Lisboa subiram 7,7% até março

Os preços de venda das casas, em Lisboa, voltaram a subir no 1º trimestre. De acordo com os resultados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, em termos homólogos, os preços de venda das habitações em Lisboa aumentaram 7,7%. Já em termos trimestrais observa-se um aumento de 1,9% nos preços de venda das casas na capital portuguesa.

Preços das casas em Lisboa a crescer a um ritmo mais forte do que no 4º trimestre

Em qualquer dos horizontes temporais, a variação registada neste trimestre apresenta uma intensificação face ao 4º trimestre de 2022, aponta a Ci. Este dado significa que os preços em Lisboa estão a crescer a um ritmo mais forte do que no final do ano. De referir que, no 4º trimestre do ano passado, a taxa de variação trimestral dos preços de venda da habitação em Lisboa foi de 1,2% e a homóloga de 7,1%.

A capital alinha, assim, com a tendência nacional, que evidenciou no trimestre em questão uma intensificação da subida dos preços, invertendo a trajetória de arrefecimento sentida na última metade do ano passado.

Lisboa com a subida de preços menos expressiva na AML

Não obstante, Lisboa regista a subida de preços menos expressiva no contexto da Área Metropolitana, onde a valorização homóloga no 1º trimestre de 2023 supera os 15,0% na esmagadora maioria dos concelhos, ficando acima de 20,0% em cinco mercados, liderados por Setúbal (25,5%).

No 1º trimestre deste ano, o preço médio de venda das casas em Lisboa ficou em 4.203€/m², segundo o SIR-Sistema de Informação Residencial, sendo o sexto trimestre consecutivo em que o mercado residencial da capital transaciona acima dos 4.000€/m², enfatiza a Confidencial Imobiliário.

Fonte: VI