Habitação
02/02/2021
Preços das casas subiram 1,2% no Porto
O preço de venda das casas no Porto subiu 1,2% no último trimestre de 2020, face ao trimestre anterior. A subida foi de 10% em termos homólogos.
Preços das casas subiram 1,2% no Porto

O SIR – Sistema de Informação Residencial, apurado pela Confidencial Imobiliário, mostra que o preço médio de venda das casas no Porto no quarto trimestre de 2020 se fixou nos 2.053 euros/m². Segundo o Índice de Preços Residenciais, a variação registada no quarto trimestre do ano revela uma melhoria face à evolução de -0,4% no trimestre anterior.

Ainda assim, esta variação em cadeia registada no final do ano fica bastante inferior aos níveis registados no início de 2020. No primeiro trimestre, o preço das casas no mercado do Porto registava uma subida trimestral de 5,5%, indicador que abrandou para 3,6% no segundo trimestre, já em tempo de pandemia, e continuou a ser pressionado até ao final do ano.

Neste contexto, a valorização homóloga dos preços abrandou para os 10,3% no quarto trimestre, quase 9% abaixo dos 19% registados até março de 2020.

Já no contexto da Área Metropolitana, só em Vila Nova de Gaia e na Póvoa de Varzim os preços fecharam o ano a valorizar abaixo do Porto, com variações homólogas de 7,6% nos dois casos.

Fonte: Vida Imobiliária