Habitação
10/09/2020
“Build to rent” promete captar mais investimento na retoma
Num contexto sem precedentes e com previsões difícil de fazer, o mercado habitacional parece posicionar-se como o mais resistente, e aquele que mais capta as atenções dos investidores.
“Build to rent” promete captar mais investimento na retoma

Esta foi uma das principais conclusões tiradas da sessão “O ciclo do mercado imobiliário e a oportunidade do arrendamento”, parte da Conferência da Promoção Imobiliária, iniciativa da APPII e da VI, que se realizou de forma online a 8 de setembro. Na ocasião, Nuno Nunes, Senior Director de Capital Markets da CBRE, destacou que o segmento residencial tem «passado relativamente incólume nesta crise. Continuamos a ver volumes de investimento em alguns países europeus superiores aos níveis pré-Covid. Temos investido muito tempo neste segmento, motivados pela pressão feita pelos investidores», testemunha. E muitos deles estão interessados em investir em “build to rent” pela primeira vez. «Estão reunidas todas as condições para que este mercado floresça em Portugal», tanto a nível de procura, demografia ou custos.

Ricardo Guimarães, diretor da Ci, destacou na ocasião que a pandemia não gerou uma «hecatombe dos preços», como seria de esperar. «Ligeiras quebras mostram a estabilidade dos preços», e nota que «a variável com a qual o mercado ajustou foi com o número de transações». O cenário é diferente no arrendamento, onde as rendas desceram -9% no 2º trimestre do ano.

Ricardo Sousa, CEO da Century 21, afirma também que, nas contas da rede, o número de transações caiu apenas 2% no mês de agosto, e o preço médio aumentou 8%. Destaca que há mais financiamento disponível, de forma sustentável. E acredita também que há oportunidade de mercado para «as soluções build to rent».