SRU Porto
Contagem decrescente para a 10ª Semana da Reabilitação Urbana do Porto
Na próxima semana, de 22 a 24 de novembro, regressa ao Palácio da Bolsa um dos eventos nacionais mais importante no âmbito da reabilitação urbana, construção e sustentabilidade.
14/11/2022
SRU

A Semana da Reabilitação Urbana celebra a sua 10.ª edição nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto. Em 2022, a iniciativa renova o superior apoio da Câmara Municipal do Porto e conta pela primeira vez com o apoio das Câmaras Municipais da Maia, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia que se associam à Semana da Reabilitação Urbana na qualidade de Municípios Parceiros.

Três dias. 26 conferências. 120 oradores

Mantendo o seu caráter multidisciplinar, a programação da Semana da Reabilitação Urbana contempla 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio da Nações, no Palácio da Bolsa, e a que acrescem três seminários jurídicos e 11 sessões paralelas, a decorrer no auditório do piso 2, do Palácio da Bolsa, envolvendo 120 oradores, ao longo de três dias.

Entre os temas centrais da edição deste ano destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, mas também dinâmicas de mercado tão importantes para a cidade, e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário.

No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estará também de forma muito premente o tema da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial da estratégia do Porto “Pacto do Porto para o Clima”. Incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.

Reforçando a importância da reabilitação urbana na valorização da cidade, a intervenção de reabilitação e modernização do Mercado do Bolhão ganha destaque na programação da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto.

E atentos ao futuro de toda uma região, apresenta-se e debate-se a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto – Pulsar, reunindo Municípios, promotores, investidores num debate amplo e aberto à cidade.

INOVA(RE) estreia-se no Porto

A celebrar a sua 10.ª edição a Semana da Reabilitação Urbana do Porto estreia um novo espaço dedicado à tecnologia, inovação e sustentabilidade – o INOVA (RE).

De 22 a 24 de novembro, empresas que se distinguem pelo seu carácter inovador, cujos produtos e serviços são bons exemplos de empreendedorismo, estarão presentes na Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Estão também previstas duas sessões de apresentação, uma no dia 22 e outra no dia 23 de novembro, a partir das 17h00, no auditório do piso 2 do Palácio da Bolsa, em que será possível ouvir na primeira pessoa os Founders e CEO destas startups apresentarem as suas ideias, produtos, serviços e tecnologias.

Imobiliário, construção, consultoria e materiais… O maior espaço expositivo em 10 anos

Com um forte apoio do setor empresarial, desde a sua primeira edição, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2022 reúne algumas das empresas mais relevantes do setor no mesmo espaço. Da consultoria, à construção passando pelos materiais, marcam presença no espaço expositivo da Semana da Reabilitação Urbana mais de 20 empresas.

A 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram e Reynaers alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, CBRE, CIN, Fassa Bortolo, Grupo Casais, Grupo San Jose, JLL, Mapei, Morais Leitão, Nhood, PLMJ, Portgás, Predibisa, Reify, Smeg e Victoria Seguros.

Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, GECoRPA, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Ordem dos Economistas, GECoRPA, IHRU e IMPIC. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL, RICS, ULI, APEGAC, AHP e ANFAJE. Na comunicação com o público, o Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.

Não perca a oportunidade de estar presente. Esta é uma iniciativa gratuita, sujeita a registo disponível AQUI.