Habitação
19/10/2022
Governo vai apresentar medidas para a habitação "muito em breve"
Será «uma solução para reduzir os encargos» das famílias, anunciou Fernando Medina.
Governo vai apresentar medidas para a habitação "muito em breve"

O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou esta terça-feira que medidas no âmbito da habitação serão apresentadas muito em breve, tendo como finalidade a contenção do impacto da subida dos juros para quem tem empréstimo.

«Estamos a trabalhar para muito em breve, nas próximas semanas, podermos apresentar essa solução que permitirá às famílias que venham a sofrer um aumento da sua taxa de esforço [com o crédito] com significado poderem desenvolver, numa base negocial com os seus bancos, uma solução para reduzir os seus encargos», referiu o ministro das Finanças, Fernando Medina, citado pelo Eco.

O ministro enfatizou o «rigor e precaução» com que esta legislação está a ser construída, pois «não queremos que ninguém saia prejudicado ao fazer este processo de negociação com o banco que, por aplicação de regras europeias, pudesse conduzir ao que não é uma melhor solução». Enquanto discursava perante os convidados do encontro organizado pelo International Club of Portugal, Fernando Medina já tinha referido que a solução que está a ser trabalhada com o Banco de Portugal é um «caminho que tem de ser fazer com muito rigor e atenção», todavia um «um caminho eficaz».

Fernando Medina expôs ainda o facto de que 90% dos créditos à habitação têm uma prestação mensal de cerca de 400 euros e, também, que cerca de metade têm uma prestação mensal a rondar os 270 euros. João Nuno Mendes, secretário de Estado do Tesouro, no início de outubro referiu que, a resposta que está a ser preparada, passa por medidas como a extensão do prazo do empréstimo ou a suspensão da comissão de amortização durante 2023.