Habitação
20/12/2021
IMI sobe em 2022 com aumento do valor de construção
O valor médio de construção por metro quadrado, usado para calcular o coeficiente do valor base dos prédios edificados, aumenta 20 euros para os 512 euros em 2022.
IMI sobe em 2022 com aumento do valor de construção

Depois de três anos sem alterações, o Imposto Municipal sobre Imóveis vai subir cerca de 4% em 2022 para as casas novas ou reabilitadas, devido ao aumento dos custos de construção.

Segundo a nova portaria publicada em Diário da República, o Governo vai atualizar um dos coeficientes usados para o cálculo do IMI, aumentando o valor médio de construção por metro quadrado de 492 para 512 euros, mais 20 euros do que vigorava desde 2019. Este valor é fixado anualmente sob proposta da Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos, e é usado no cálculo deste coeficiente - valor base dos prédios edificados.

O aumento aplica-se «a todos os prédios urbanos cujas declarações modelo 1, a que se referem os artigos 13.º e 37.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, sejam entregues a partir de 1 de janeiro de 2022».

Fonte oficial do Ministério das Finanças explica ao Eco que «o aumento significativo e sem precedentes do custo das matérias-primas, como o aço, cobre, alumínio, madeira e produtos derivados do petróleo, devido à escassez de matérias-primas e às dificuldades evidenciadas nas cadeias de abastecimento» e ainda a «subida do preço da energia e dos combustíveis» justificam esta atualização.

Nesta alteração, foram tidos em conta «alguns indicadores imobiliários» e projeções do Banco de Portugal, que apontam para uma subida de 4,8% da economia no próximo ano e para uma subida de 2,2% do mercado da construção civil. Foi também tida em conta a valorização de 6,6% do Índice de Preços da Habitação e de 6,8% do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova.

Fonte: Vida Imobiliária