Habitação
Preços das casas descem 14,4% no centro histórico de Lisboa
Os preços da habitação no centro histórico de Lisboa desceram 14,4% no segundo semestre de 2020, face ao trimestre anterior.
Lisboahd.jpg

Os preços da habitação no centro histórico da capital desceram 14,4% no segundo semestre de 2020, face ao semestre anterior, o que resultou numa descida homóloga de 12%, face à segunda metade de 2019.

O Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, apurado pela Confidencial Imobiliário para o território composto pelas freguesias de Santa Maria Maior, São Vicente e Misericórdia, mostram que, na variação em cadeia, a atual descida contrasta com a subida de 2,9% registada no primeiro semestre de 2020. Mas a Ci destaca que este mercado registou uma grande volatilidade no comportamento dos preços nos últimos três anos.

Face ao segundo semestre de 2019, esta quebra sucede a dois semestres de contração, mas cujos patamares não tinham ainda ultrapassado os 3,4%.

De acordo com estes números da Ci, tanto em termos semestrais como homólogos, as variações registadas na segunda metade de 2020 traduzem as descidas mais significativas desde que o IPCHL acompanha a evolução dos preços neste território, desde 2008. Até agora, as descidas homólogas e em cadeia mais elevadas tinham sido de cerca de 6% em 2012, num momento de desvalorização do mercado e em plena crise financeira.