Habitação
Preços das casas estabilizou em abril
Com uma variação mensal de 0,5% no preço de venda das casas em Portugal Continental em abril, o mercado residencial nacional mostrou a sua resiliência no primeiro mês completo sob o efeito da pandemia.
grafico-ci.jpg

Apurado pela Confidencial Imobiliário (Ci), através do seu Índice de Preços Residenciais, este resultado confirma a tendência de estabilidade no comportamento dos preços a curto-prazo, depois de em março este indicador ter registado uma variação mensal de 0,4%. Ainda assim, nota a Ci, «este valor representou já uma alteração expressiva ao nível da valorização mensal que o mercado vinha registando, vindo de um ciclo de variações mensais próximas dos 2%».

Na comparação homóloga anual, o Índice de Preços Residenciais apresentou uma variação de 15,0% em abril, igualmente nivelada com os patamares de março (15,6%) e em claro abrandamento face ao ritmo de valorização com que o mercado iniciou o ano, altura em que se atingiu uma valorização homóloga em torno dos 17,0%.

O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário acompanha a valorização do mercado de habitação em Portugal a partir dos preços efetivos de transação, tendo por base o SIR – Sistema de Informação Residencial.

Fonte: Vida Imobiliária