Habitação
17/07/2020
Vendas de habitação voltam a crescer e preços resistem
A venda de casas em Portugal (Continental) cresceu 11% em junho face ao mês anterior. A subida acontece pelo segundo mês consecutivo desde o início da pandemia, a par de uma subida homóloga dos preços de 13,8%.
Vendas de habitação voltam a crescer e preços resistem

Os números da Confidencial Imobiliário, apurados no âmbito do Índice de Volume de Vendas de Habitação, mostram que com este novo saldo mensal positivo o mercado volta a recuperar terreno face ao período pré-Covid (janeiro): as vendas estão agora 35% abaixo do registado nesse mês. A Ci recorda que, em abril, a venda de casas apresentava uma quebra de 53% face a esse período, que começou a recuperar em maio, e novamente em junho.

Por outro lado, os preços também registaram um comportamento positivo em junho, confirmando a tendência de estabilidade sentida ainda antes da pandemia, em março. O preço de venda das casas em Portugal subiu 0,8% no mês passado, face ao anterior, mantendo o registo dos últimos 3 meses, com variações em cadeia entre 0,4% e 0,9%.

Já em termos homólogos, o preço de venda da habitação subiu 13,8%, face a junho de 2019, mostra o Índice de Preços Residenciais.

Recorde o webinar “Análise do Mercado Imobiliário”, coorganizado pela VI e pela Ci, que decorreu recentemente na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.



Fonte: Vida Imobiliária